Como introduzir novos alimentos na dieta das crianças
Sabemos que apresentar novos alimentos para as crianças pode ser uma tarefa mais complicada do que parece. Essa dificuldade pode acarretar a deficiência de alguns nutrientes que deixam de ser consumidos pela rejeição da criança de não querer comer um determinado tipo de alimento.
É difícil, mas não impossível. É preciso muita atenção, paciência e carinho por parte dos adultos. Selecionamos algumas dicas de como tornar esse processo mais tranquilo.
Seja criativo
Busque apresentar os alimentos de forma mais lúdica, usando a imaginação para atrair a atenção da criança. Monte um prato bem colorido ou até crie figuras com os alimentos. Hoje em dia existem também outros enfeites com personagens de desenhos que também podem ser utilizados na montagem do prato.
Inclua a criança na hora de preparar os alimentos
Essa e uma forma mais interativa de conquistar a criança e desenvolver a sua curiosidade. Peça ajuda dela para lavar as folhas, montar os pratos, e se ela for um pouco mais velha, pode ajudar a cortar os alimentos. Uma outra opção que pode ser feita é levar as crianças para o mercado ou à feira e deixar ela mexer nos alimentos. Nesse momento os pais podem falar algumas curiosidades sobre o alimento ou contar alguma história para prender a atenção da criança.
Seja um exemplo
E o mais importante de tudo, seja um exemplo para a criança. De nada vai adiantar você se esforçar para ensinar a ela os benefícios de uma alimentação mais variada e saudável se você mesmo não prática. Isso porque é muito comum que as crianças copiam várias das atitudes dos adultos.
Por isso, tanto na escola quanto em casa, é importante não forçar nada para que não seja um momento traumático. Aos poucos a criança vai entendendo a importância de provar novos alimentos e que essa prática será benéfica para a sua saúde ao longo da vida.